Quem Somos

Quando o assunto é produtos para a prática esportiva, a Cambuci S.A. é referência no Brasil e no mundo. Multinacional 100% brasileira, a empresa é a maior fabricante nacional de material esportivo e uma das precursoras do segmento no país. Detentora das marcas Penalty e Stadium, está presente em 14 países, entre os quais Argentina, Chile, Japão e Espanha.

Infraestrutura

Com três plantas industriais localizadas na região nordeste – Bayeux (PB), Itabuna (BA) e Itajuípe (BA) –, e sede administrativa na cidade de São Roque, interior de São Paulo, a Cambuci S.A. emprega aproximadamente 3 mil colaboradores no Brasil. As unidades são equipadas com maquinários de última geração e contam com laboratórios com tecnologia de ponta para desenvolvimento e testes de produtos.

Certificação e Conquistas

Tanto cuidado e dedicação garantiram à Cambuci S.A. reconhecimento mundial pela produção de bolas, calçados, acessórios e itens de confecção. Por meio da marca Penalty, a empresa é a única fabricante brasileira com certificação internacional emitida pelas quatro instituições máximas das principais modalidades com bola: FIFA (futebol), FIVB (vôlei), FIBA (basquete) e IHF (handebol).

Prêmios

  • 2010 - Design Excellence Brazil - Bola 8
  • 2010 - IF Product Design Award – Bola 8
  • 2018 – Leão de Prata Cannes em Design – Bolas Inequality Balls
  • 2018 – Leão de Bronze Cannes em Design – Bolas Inequality Balls

História


O ano era 1945. Inspirados pela fibra empreendedora da família, quatro jovens irmãos – Victório, Eduardo, Mario e Ernesto Estefano – fundam a Malharia Cambuci S.A., confecção de artigos de vestuário masculino e feminino localizada no bairro do Cambuci, em São Paulo. Duas décadas depois, em 1968, outros irmãos, filhos de Eduardo, mudam o rumo da empresa, apostando em um novo e promissor negócio: o mercado esportivo. Eram eles: Eduardo, Ricardo e Roberto Estefano, que assumiam a empresa.

Penalty e a conquista do mercado esportivo

Em 1970, a Cambuci cria a marca Penalty e desenvolve produtos para a prática de futebol. Tamanho foi o sucesso da empreitada que anos mais tarde a empresa transferia sua produção para um espaço maior, localizado na cidade de São Roque, interior de São Paulo. A nova sede abrigava um complexo fabril criado para atender todo o mercado brasileiro, impulsionado pelos grandes craques do futebol da época. Ainda na década de 70, a Cambuci fechou seu primeiro grande contrato: o São Paulo Futebol Clube, que passara a vestir Penalty, coroando o período de grande crescimento da empresa. Outra conquista do período foi a parceria com a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), em 1979, ano em que a entidade foi criada.

Na década de 1980, a Cambuci consagra-se como a maior fabricante de bolas do Brasil. Na mesma época, a empresa transforma-se em sociedade por ações de capital aberto e adquire os direitos de fabricação dos calçados da marca Asics e raquetes e bolas de tênis Wilson e Doonay. Tais experiências colaboraram para o desenvolvimento da expertise da empresa na fabricação de produtos esportivos e permitiram a Cambuci alcançar tecnologias e padrões internacionais.

Presença internacional e títulos

Nos anos 90, a Penalty, já firmada no campo do futebol, consolida sua presença na América do Sul, tornando-se a marca oficial das principais federações e confederações de diversas modalidades esportivas. “Pé quente”, a marca foi a fornecedora do São Paulo Futebol Clube na conquista do bicampeonato da Libertadores da América (1992 e 1993) e do Mundial Interclubes em 1993.

A boa fase se expandiu para outros clubes: vestindo Penalty, em 1995 o Grêmio de Football Portoalegrense conquistou a Libertadores da América e o vice-campeonato no Mundial Interclubes. Também com a marca, a Seleção Brasileira de Futsal se tornou pentacampeã do mundo (82,85, 89, 92, 96), aumentando o prestígio global da modalidade.

Concorrência impulsiona a expansão

A explosão do consumo de material esportivo na década de 90 estimula a Cambuci a investir cada vez mais no crescimento da marca Penalty. Na mesma época, o Brasil abre-se às importações e recebe inúmeras marcas esportivas internacionais, o que faz com que o nível de exigência do consumidor aumente. Tal comportamento foi encarado como um desafio para a Cambuci. A empresa intensifica sua atuação no mercado inaugurando fábricas na Bahia e na Paraíba, e amplia seu portfólio de produtos, desenvolvendo novas tecnologias para fabricação de bolas, calçados, confecção, equipamentos e acessórios esportivos.

A postura proativa da Cambuci manteve sua competitividade no mercado e ainda colaborou com a ampliação de sua presença mundial, levando a marca Penalty para diversos países da América, Ásia e Europa. Para dar continuidade à expansão, em 1998 foi fundada a Penalty Argentina, primeira filial fora do Brasil.

Stadium: ampliação da presença no mercado

Seguindo a estratégia de ampliação de sua presença no universo esportivo, a Cambuci lança, em 2005, a marca Stadium. Com a proposta de trazer uma nova opção para os consumidores que buscam uma excelente relação custo-benefício, a criação da marca chega para acompanhar o acelerado ritmo de crescimento da economia nacional e a migração das classes C, D e E.

DNA 100% brasileiro

Em 2008, a Cambuci inicia internamente um projeto de reposicionamento da Penalty e, em 2011, apresenta um novo direcionamento estratégico, apresentando a marca como a única legitimamente brasileira voltada para o futebol. A Penalty renova sua identidade visual e portfólio de produtos.

Anos depois, em 2017, a marca levanta a bandeira do poder transformador do esporte e foca suas operações em modalidades coletivas, acreditando na igualdade, amizade, respeito e inclusão que o esporte proporciona.

A Cambuci, seja por meio da Penalty ou da Stadium, apoia incondicionalmente o esporte e mantém seu trabalho ciente de que a melhor forma de comemorar o passado é manter o foco no futuro.

Com 41 anos de atuação no mercado esportivo, a Penalty escreve sua história por meio do apoio incondicional ao esporte, investindo constantemente em inovação, tecnologia e design, para garantir performance e qualidade superior em seus produtos.

Uma empresa 100% nacional, que vem expandindo sua atuação também no exterior, com operações próprias na Argentina, Chile e Espanha e presença em outros 11 países, a Penalty desenvolve e produz linhas completas de materiais esportivos para a prática do futebol, esporte que faz parte do seu DNA.

Especialista também no mercado de bolas, sendo a única marca aprovada por todas as Federações e Confederações mais importantes do mundo, a Penalty oferece bolas para diversas modalidades, entre elas: futebol de campo, society e salão, vôlei de quadra e de praia, basquete, handebol, futevôlei, beach soccer, rugby, futebol americano, pólo aquático e biribol.

Nossas origens remontam a 1945, quando foi fundada a Malharia Cambuci S/A, uma confecção de artigos de vestuário masculinos e femininos localizada no bairro do Cambuci, em São Paulo. Em 1970, a Cambuci criou a marca Penalty e lançou produtos para a prática de futebol. Com o sucesso, alguns anos mais tarde, a Cambuci transferiu sua produção para o interior de São Paulo, em um complexo de fábricas criado para atender a todo o mercado brasileiro.

Em seguida, fechou seu primeiro grande contrato com o São Paulo Futebol Clube. A década de 70 foi um período de grande crescimento para a empresa, quando consolidou-se como uma das maiores fabricantes brasileiras de material esportivo. Antes da metade dos anos 80, a Cambuci torna-se a maior fabricante brasileira de bolas. Neste período, adquiriu os direitos de fabricação de calçados da marca Asics e raquetes e bolas de tênis Wilson e Doonay. Absorvendo, a partir daí, experiência e tecnologia que lhe permitiram avançar no padrão internacional de seus produtos.

Seguindo o caminho da internacionalização, nos anos 90 a Penalty consolida sua presença na América do Sul, tornando-se a marca oficial das principais federações e confederações nas diversas modalidades esportivas que atua até hoje.

Ainda na década de 90, a explosão do consumo de material esportivo estimula a Cambuci a investir cada vez mais no crescimento da marca Penalty. Por outro lado, a abertura do mercado brasileiro às importações provoca a entrada de inúmeras marcas esportivas internacionais, tornando o consumidor mais exigente.

Esses acontecimentos foram encarados como um desafio. Em quatro Estados brasileiros modernas fábricas foram inauguradas, linhas de produtos ampliadas, desenvolvidas novas tecnologias em bolas, calçados, confecção e equipamento e acessórios, além de aplicar estratégicos investimentos no setor esportivo. Com isso, a Cambuci manteve sua competitividade no mercado nacional e firmou-se no mercado internacional, levando a marca Penalty para mais de 25 países de toda a América, Ásia e Europa.

Diante dessa trajetória de sucesso, hoje a Cambuci SA é uma multinacional 100% brasileira, cujas instalações estão de acordo com os mais exigentes padrões internacionais. Consciente de seu papel nas sociedades por onde atua, emprega, só no Brasil, mais de 3.000 funcionários diretos, todos treinados, motivados e com toda assistência necessária. Como empresa cidadã, apóia diversos projetos sociais, recuperando e oferecendo oportunidades às pessoas menos favorecidas.

Está presente em mais de 20 países – América do Sul, América Central, Europa, Ásia e África e possui escritórios próprios em diversos mercados. Assegurando a estratégia de ampliação de sua presença no universo esportivo, a Cambuci lança em 2005 a marca STADIUM. Complementando o extenso portfólio de produtos da empresa, a Cambuci introduz mais uma marca, oferecendo produtos de excelente relação custo x benefício, a preços realmente competitivos.

Acesse o site do Stadium:  www.stadiumsports.com.br

Missão, Visão e Valores


NOSSA MISSÃO

Somos uma empresa de artigos esportivos de amplitude internacional. ACREDITAMOS NO PODER TRANSFORMADOR DO ESPORTE, promovendo o bem-estar através de nossas marcas, produtos e serviços inovadores, pensados desde o iniciante ao atleta profissional.

NOSSA VISÃO

Ser referência no mercado esportivo em toda a América Latina. Dobrar o faturamento até 2020, com foco no consumidor e com genuína parceria com nossos colaboradores e parceiros. Através da qualidade, inovação em produtos, processos e gestão, entregar excelência em atendimento e rentabilidade sustentável aos clientes e acionistas.

NOSSOS VALORES

  • C ompromisso
  • A mor
  • M otivação
  • B ravura
  • U nião
  • C riatividade
  • I nspiração

Tecnlogia da Informação


A área de TI tem a missão de prover o acesso à informação aos nossos clientes internos e externos, com rapidez, segurança e eficácia, em qualquer parte do planeta, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Com essa missão em mente, a Companhia está investindona expansão de seu sistema de Business Inteligence, com ferramentas de ultima geração que possibilita identificar e corrigir rapidamente eventuais desvios das estratégias traçadas. O novo sistema deixa de ser uma ferramenta passiva, em que cada funcionário vai buscar as informações, para ser uma ferramenta ativa, enviando as informações para os interessados por meio de e-mail e painéis inteligentes, distribuídos por todas os departamentos da empresa. 

Na área de comunicação, a empresa investiu em um sistema de Telefonia 100% IP, que interligou todas as filiais da empresa pela atual rede de dados. O sistema permite executar ligações sem custo, maior mobilidade aos funcionários da empresa e também facilita a comunicação entre unidades remotas, por meio de vídeo e áudio-conferência.

A empresa está investindo fortemente no aprimoramento da segurança da informação. O objetivo é que toda a informação que sair ou entrar na rede interna da empresa passea ser monitorada e criptografada, de forma a garantir que somente pessoas autorizadas possam acessar as informações. Essa criptografia inclui o sistema de e-mails, laptops e acesso remoto por meio de VPN segura. 

Para garantir a disponibilidade de seus sistemas, a empresa investiu em um upgrade de sua rede de dados, com maior capacidade de transmissão de dados e links de contingencia. Além disso, a empresa transferiu seus servidores para um Datacenter externo de Nivel3.

Cambuci S/A

Quando o assunto é produtos para a prática esportiva, a Cambuci S.A. é referência no Brasil e no mundo. Multinacional 100% brasileira, a empresa é a maior fabricante... 

Continue Lendo...

Cadastre-se

© Copyright 2018 Cambuci S/A - Todos Direitos Reservados.