Estatuto e Políticas


Nesta seção estão disponíveis um breve resumo de Modelo de Governaça Corporativa.

Estrutura Acionária


Nesta seção estão disponíveis um breve resumo de nossa Estrutura Acionária.


Estrutura Societária


Nesta seção estão disponíveis um breve resumo de nossa Estrutura Societária.


Melhores Práticas


As práticas adotadas pela Cambuci, permitem afirmar que sua estrutura organizacional colabora nas funções do conselho, cuja umas das missões é garantir que as práticas de Governança Corporativa sejam cumpridas, propiciando aos acionistas os elementos para a tomada de decisões estratégicas e monitoramento dos negócios, agindo para que as rotinas básicas de gestão sejam utilizadas e cuidando dos vetores de crescimento da empresa.

Governança Corporativa é definida como um conjunto de relações entre a administração de uma empresa, seu conselho de administração, seus acionistas e outras partes interessadas, proporcionando a estrutura que define os objetivos da empresa, como atingi-los e a fiscalização do desempenho.

Atualmente a empresa adota uma gestão profissionalizada, cujo os destaques abaixo sintetizam as principais características do modelo de Governança Corporativa adotada:

• Conselho de administração estruturado

• Composição do Conselho de Administração inclui profissionais independentes

• Minoritários mais exigentes e participativos

• Investidores institucionais, em muitos casos com assento no Conselho de administração

• Separação das funções de gestão e monitoramento

• Transparência e prestação de contas confiáveis (sistemas de contabilidade gerencial)

• Padrões internacionais de contabilidade, auditados por empresas de primeira linha

• Conselheiros avaliados

• Foco sobre resultados e geração de valor

O foco na transparência e na prestação de contas associado à constante avaliação da gestão possibilita uma melhor comunicação, mais resultados e maior criação de valor.

A Cambuci possui alguns conceitos-chave dentro das boas práticas de Governança Corporativa da empresa, sendo os principais e mais visíveis:

• Os princípios e valores das organizações são elementos diferenciadores e podem agregar muito valor. Podem reforçar identidades entre as organizações, seus clientes e fornecedores, gerando redes de negócios mais sólidas e competitivas;

• A transparência na gestão tem sido, cada vez mais, um elemento de atração de capital, de reforço na relação com colaboradores, clientes, fornecedores, governo e sociedade como um todo. Ela adiciona valor à organização;

• A prática da transparência deve se estender a todas as partes interessadas (stakeholders);

• A estrutura de comando das organizações tem papel crítico na aplicação dos principais fundamentos de gestão definidos pelos controladores. Isso proporcionará aos acionistas maior visibilidade dos negócios, permitindo-lhes maior e melhor participação nas decisões estratégicas, mais rapidez e agilidade para fazer face ao dinamismo do mercado e maior fluidez em sua integração ao dia-a-dia das organizações.

Os resultados dessas diversas práticas podem ser vistos no dia-a-dia da companhia:

• A grande maioria dos colaboradores conhece e pratica os princípios e valores da companhia;

• As boas práticas de recursos humanos e o tratamento equânime dos funcionários criam um bom ambiente organizacional, facilitando o
trabalho em equipe e a busca das metas;

• A transparência na gestão aumenta a confiança na administração e facilita a avaliação da empresa no mercado, podendo agregar valor;

• A estruturação do Conselho de Administração, com membros independentes e de formação diversa, facilita e melhora a definição de estratégias;

• Os diversos mecanismos de monitoramento permitem uma maior segurança na gestão e cobrança mais efetiva de resultados e responsabilidades.

A empresa é reconhecida nacionalmente por sua gestão responsável, preocupação com funcionários e meio ambiente, servindo de modelo para outras organizações

Os valores e princípios da Cambuci refletem toda a sua preocupação com a sociedade, buscando o crescimento sustentável, protegendo o meio-ambiente e investindo no campo social. Assim, adotando boas práticas de Governança Corporativa e fazendo da transparência na gestão e da prestação de contas, a companhia visa prover uma empresa mais justa que engloba os interesses das diversas partes desse complexo sistema: acionistas, funcionários, fornecedores, estado e sociedade.

Visão Geral


Governança Corporativa é uma tradução da expressão inglesa “corporate governance”, que significa o sistema pelo qual os acionistas administram a sua empresa.
De acordo com a OECD – Organisation for Economic Co-operation and Development , Governança Corporativa são as relações entre a administração da sociedade, seu conselho, acionistas e outras partes interessadas.


A Governança Corporativa proporciona a estrutura que possibilitará o estabelecimento dos objetivos da sociedade, bem como os meios de cumpri-los e supervisão do desempenho da sociedade.


Muito embora o conceito de Governança Corporativa possa ter nascido com o objetivo de fornecer um maior nível de transparência em relação às empresas de capital aberto, com ações negociadas em bolsas de valores, ele é hoje entendido como de fundamental importância para o sucesso das organizações em geral.


De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, a Governança Corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas/quotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de Governança Corporativa têm a finalidade de aumentar seu valor perante a sociedade, facilitar o seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.


Governança Corporativa consiste numa aplicação de práticas e regras de condutas impositivas, na administração da empresa, decorrentes do relacionamento ético e moral entre acionistas, auditores independentes, diretores, conselheiros fiscais e conselheiros de administração, com o objetivo de dinamizar o desempenho e participação de todos que estão ligados direta e indiretamente à gestão empresarial, para que, consequentemente, todos (empresa e interessados) se beneficiem dos bons resultados.

¹ ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICOS - OCDE é um fórum único, onde os governantes de 30 democracias trabalham em conjunto para responder aos desafios econômicos, sociais e ambientais da globalização. A OCDE também está na vanguarda dos esforços para compreender e auxiliar os governos a responderem aos novos desafios e preocupações, tais como governança coorporativa, economia da informação e os desafios referentes ao envelhecimento da população. Disponível em: http://www.oecd.org.br acesso em: 20 nov. 2010

A boa Governança Corporativa proporciona aos proprietários (acionistas ou cotistas) a gestão estratégica de sua empresa e a efetiva monitoração da direção executiva, adotando a transparência das informações (disclosure), prestação de contas (accountability), equidade (fairness) e obediência às leis do país e cumprimento delas (compliance); as principais ferramentas que asseguram o controle da propriedade sobre a gestão são: o Conselho de Administração, a Auditoria Independente e o Conselho Fiscal. Para isso faz-se necessário que o Conselho de Administração exerça seu papel na organização e estabeleça estratégias para a empresa, elegendo a Diretoria, fiscalizando e avaliando o desempenho da gestão e escolhendo a auditoria independente.

A Cambuci, não aderiu a nenhum nível diferenciado de Governança Corporativa da BM&FBovespa, porém adota as melhores práticas de Governança Corporativa e está capacitada para utilizar os mais avançados instrumentos de gestão empresarial. Por ser uma companhia de capital aberto, está sujeita às regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa).

A companhia segue procedimentos de gestão compatíveis com as normas dos mercados em que atua, de modo a garantir a adoção de padrões internacionais de transparência, equidade, compliance e prestação de contas. Dessa forma, reforça sua credibilidade no mercado e aprimora o relacionamento com seus públicos de interesse: acionistas, investidores, clientes, fornecedores, empregados e sociedade, entre outros.
>>> Mais informações sobre Governança Corporativa ( IBGC )

Fatores de Risco


Em breve, informações sobre Fatores de Risco.

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